livroseflores@outlook.com.br Image Map

Resenha: Caminho das Sombras - Brent Weeks





Para Durzo Blint, matar é uma arte... e ele é o artista mais talentoso da cidade. Temido por muitos, Durzo é uma lenda viva com as mãos manchadas de sangue e nenhuma culpa pelas vítimas que deixa pelo caminho. Esse mundo sombrio também não é novidade para o jovem Azoth. Sobrevivendo entre becos sujos, ele aprendeu que a esperança é uma piada. Pelas regras das guildas, crianças são agredidas e surradas todos os dias. Tentar contestar essa realidade seria um risco alto demais. Mas quando a morte se torna questão de tempo para ele e seus amigos, Azoth se vê forçado a vencer o medo e agarrar a chance de virar um derramador, um assassino. Ele precisa se tornar discípulo de Durzo Blint. Para ser aceito, o garoto abandona sua antiga vida e abraça uma nova identidade. Ao se tornar Kylar Stern, ele aprenderá a transitar no mundo dos nobres, sobreviver às magias de seus inimigos e cultivar uma amizade muito especial: a da escuridão.

Esse é o primeiro livro de uma trilogia chamada Anjo da Noite, de Brent Weeks. A história desse livro é contada em terceira pessoa e sob diversos pontos de vista, mas foca principalmente em dois personagens, Durzo Blint e Azoth.

A história se passa na cidade de Cenária, uma cidade dividida em duas partes, as Tocas e o lado leste da cidade, separados pela ponte Vanden. As Tocas é a parte miserável da cidade e vive sob o comando do Sa’kagé, uma organização secreta que controla tudo e todos, chegando a ter influência até sobre a parte nobre e o destino dos reis. 

As Tocas se dividem em guildas. A parte leste, nobre, da cidade é onde existem as mansões e onde mora a nobreza, além da presença do castelo. Essa parte é controlada por nobres corruptos.

Azoth nasceu e iniciou sua vida nas Tocas e possuía 2 amigos, Jarl e a menina-boneca. Aos 11 anos e cansado de sofrer abusos e sentir medo e fome decidiu que queria se tornar aprendiz do melhor, mais temido e respeitado derramador da cidade, Durzo Blint, para finalmente conseguir fugir do Rato, o espancador principal da guilda que ele pertencia.

Um derramador é mais do que um simples assassino, ele é alguém que possui e usa seu talento para lhe ajudar nos serviços.

Durzo Blint é um dos melhores personagens que já tive o prazer de conhecer. Sabe aqueles personagens que vamos conhecendo pouco a pouco a cada página que passamos, mas que só se revela no final? Que nos impressiona e nos cativa mais e mais. Pra mim é o melhor personagem do livro!!

Depois de Azoth passar num teste, Durzo decidiu, mesmo relutante, em aceitá-lo como seu aprendiz. Passou a treiná-lo nas diversas artes que os derramadores são exímios, em especial luta, envenenamento, disfarce e o uso das sombras.

Durzo trabalha para o Sa’kagé e não tem escrúpulos para cumprir as ordens e tenta passar isso ao seu aprendiz. E para Azoth além de tentar ser alguém diferente, queria muito proteger e dar uma nova vida à menina-boneca uma menina linda, por isso a alcunha, com apenas 5 ou 6 anos.


Contudo, para se tornar um derramador, ele tem que deixar os amigos e a identidade para trás, mudando, assim, de nome e passou a ser Kylar Stern, um nobre pobre que precisa de ajuda de um parente distante para se manter.

Além de Durzo, Aloth, agora Kylar, passa a tomar aulas com Mama K, uma cortesã rica que controla os bordéis da cidade e que lhe ensinou sobre modos e costumes nobres, além de alfabetizá-lo. Mama K é uma personagem complexa e impressionante.

Outro personagem que merece destaque é Logan Gyre, um rapaz que cedo teve que se tornar Lorde Gyre, pois seu pai foi mandado para os Ventos Uivantes, a fronteira entre Cenária e Khalidor. Ele se torna um dos melhores amigos de Kylar e se mostra u personagem que cresce magnificamente no decorrer da história.

Além de tudo, um reino vizinho, Khalidor, tem tentado invadir Cenária para ter acesso ao resto do Midcyru e ter controle sobre todos os reinos. O líder dos khalidori é o deus-rei Garoth Ursuul, um homem ambicioso e que possui muitos bruxos sob seu comando, além de possuir um exército numeroso, agressivo e inescrupuloso.

Esse livro 1 me conquistou e preciso dos próximos!! Uma fantasia que mistura magia, com o lado sombrio de todo ser humano. Onde apesar de todos os elementos fantasiosos, podemos encontrar personagens que mais parecem reais.

Recomendo a todos!!!

Quotes:

“Abrace as sombras... Respire o silêncio... Seja normal, seja invisível... Localize sua vítima... Conheça cada saída...” p. 69.

“O preço da desobediência é a morte.” p. 84.

“As máscaras mudam, mas os mascarados permanecem os mesmos, não é?” p. 93.

“A pessoa se envolve no passado e fica inútil no presente.” p. 102.

“A vida é vazia. Quando tiramos uma vida, não estamos tirando nada de valor. Derramadores são matadores. É só isso que fazemos. É só isso que somos. Não há poesia no ofício da amargura.” p. 109.

“O segredo é decidir o que você não vai vender. Nunca venda seu coração... Eu fiz de tudo, mas guardei meu coração.” p. 153.

“Relacionamentos são cordas. O amor é uma forca.” p. 213.

“Você ficaria surpreso com o que seria capaz de fazer para ficar vivo.” p. 368.

“Chega de bênçãos. Chega de piedade. Chega de sal. Chega de luz nos meus cantos escuros. Que tudo isso termine. Por favor.” p. 375.

“A vingança vem de um amor pela justiça e de um desejo de reparar os erros. Mas a vingança é uma maldição. Três faces tem o Anjo da Noite, avatar da Retribuição: Vingança, Justiça, Piedade.” p. 377.

“Onde outros fracassaram, onde outros titubearam e caíram, eu vencerei. Eu sou diferente, sou feito de outro material. Eu voltarei.” p. 422.