livroseflores@outlook.com.br Image Map

Vinci - Jaqueline Cristina




Vinci... Um livro para ler, suspirar, interagir e se encantar. Em cada página uma história para rir, se emocionar, refletir. Seu caderno, sua agenda, seu livro sobre vida, amor, sobre você! Impossível ressistir ao encanto de Vinci. "Superar um obstáculo não é vencer o medo, é aliar-se a ele em busca de coragem!" - J.C

Antes de falar sobre o livro preciso confessar algo... Sabe quando você está lendo e algo que o autor ou autora escreveu lhe causa certa impressão e você não consegue superar isso, e fica voltando aquele ponto para ter certeza do que leu? 

Essa impressão pode ser positiva ou negativa. Infelizmente no meu caso foi negativa e isso, com certeza, atrapalhou minha identificação com o livro...

Eu sou fascinada pelas matérias exatas, principalmente física e matemática, então, sempre que envolve algum cálculo nos livros, chama logo minha atenção. Nesse caso, creio eu, houve um engano por parte da autora e mesmo sendo tão mínimo, me deixou incomodada. 

Eu sei que é algo que praticamente todos deixariam passar sem problemas ou nem notaria, mas tenho minhas neuras e não consegui deixar passar.

Em uma das crônicas, ela fala sobre uma piscina que seu pai construiu no quintal, que teria 1 metro de profundidade, 3 metros de largura e 3 metros de comprimento, e em seguida ela nota como se surpreende por aquela piscina de “3 metros quadrados” conseguia caber tantas crianças dentro... 

Só que para se ter a área de algo é necessário que se multiplique a largura e o comprimento, nesse caso seriam os 3 m x 3m = 9m². 

Não é necessário dizer que é bobagem e que não atrapalharia o livro como um todo, mas para mim causou uma impressão negativa, infelizmente...

Vamos ao livro, que é o atual lançamento da Young Editorial. É uma coletânea com 10 pequenas crônicas que retratam a infância e como a autora conseguiu extrair bons ensinamentos que lhe são bastante úteis em seu crescimento.

O livro é bem pequeno e é possível lê-lo bem rapidamente, só que o livro foi feito para que o leitor possa relembrar de suas próprias experiências e escrevê-las nos espaços próprios para isso no livro. O que achei muito legal!

O livro em si é lindo, cada ilustração, feitas pela talentosíssima autora, é um espetáculo à parte e enche os olhos de quem as vê.

As 10 pequenas crônicas são: Hieróglifos, Aquática (foi nesse que tive aquela impressão que falei anteriormente), Voo, Incomum, Abençoada, Ousada, Otimista, Preguiçosa, Relembre e Significado. As crônicas são, em geral, muito bem escritas e acredito que muitas pessoas irão se identificar com os acontecimentos e descobertas.

Só que eu não fui uma criança normal, nem tive uma infância típica, por dois motivos, principalmente, o primeiro foi o fato de eu ter nascido com algumas alergias bastante graves e como minha mãe tinha medo de novidades, eu acabei com esses mesmos medos, então me tolhia e evitava entrar em contato com novas experiências (eu já tinha tido um choque anafilático com edema de glote, assim morria de medo de ter novamente).

Em segundo lugar tem o fato de eu ter aprendido a ler muito cedo e isso fez com que eu preferisse me voltar aos livros e suas histórias maravilhosas, sem contar que desse modo podia viver livre do medo das reações alérgicas.

Mas tenho absoluta certeza de que meus irmãos e irmãs se identificariam muito porque tiveram muitas dessas experiências e acredito que possam também ter aprendido algo com elas.



QUOTES:

“Confiar em suas habilidades é a melhor forma de fortalecer sua coragem”.

“A confiança que perfuma sua alma, desabrochou de uma sementinha de coragem”.

“A vida é difícil apenas para aqueles que a rotularam antes de conhecê-la”.

Um coração grato é um coração de alta nobreza”.

“A máscara do medo oculta o brilho da alma”.