livroseflores@outlook.com.br Image Map

Resenha: Revelações do Sinai - Yitzhak Ben-Gurion



REVELAÇÕES DO SINAI
Autor:
Yitzhak Ben-Gurion
ISBN: B00WORHGXQ
Ano: 2015
Páginas: 234
Editora: Barqueiro
Sinopse: Algumas relíquias desenterradas das areias quentes do Monte Sinai resolvem expor verdades incrivelmente bem guardadas. Mas essas verdades não são de interesse de todos. Uma equipe de pesquisadores se propõe a desvendar essa, que promete ser a maior descoberta de todos os tempos. Promete e cumpre. Mesmo com a oposição de religiosos fundamentalistas e de forças ocultas, as revelações começam a acontecer, e eles descobrem que o profeta Moisés não contou tudo o que sabia. Mas se tivesse contado, mudaria alguma coisa? Em meio a perseguições, tiroteios e dramas pessoais, essas descobertas vão mostrar quem realmente somos e de onde viemos. Enfim, os segredos sobre a verdadeira origem humana são revelados. Este livro é uma aventura e um romance no Oriente Médio, é como se você estivesse vendo o filme. Por pura coincidência do destino um casal está no lugar certo e na hora certa, e encontra uma relíquia religiosa que remete ao famoso profeta Moisés, aquele que tirou os judeus do Egito. Através dessa relíquia uma equipe de pesquisadores descobre um mundo de informações enterradas, capazes de virar as religiões de cabeça para baixo. Resumindo, em meio a perseguições, romance e tiroteios, surge uma nova explicação para a origem dos seres humanos fortemente baseada na bíblia e na ciência. E ninguém vai poder reclamar, porque as duas contaram toda a verdade que sabiam até agora.
"Revelações do Sinai" foi escrito por Yitzhak Ben-Gurion e publicado em 2015 pela Editora Barqueiro. A obra possui 234 páginas e trata sobre algumas relíquias desenterradas das areias quentes do Monte Sinai.

Essas relíquias guardam para si verdades sobre a origem da humanidade. Então, uma equipe de pesquisadores decide desvendar esse mistério. Todavia, há grupos que preferem que esse segredo permaneça oculto; há grupos religiosos fundamentalistas que se opõem à escavação; há grupos que roubam esse tipo de relíquias; e, por fim, há grupos escondidos sob forças ocultas. Todos esses grupos pretendem dificultar a descoberta dos pesquisadores.

Com o desenrolar da história, revelações são feitas e os pesquisadores chegam a conclusão de que o profeta Moisés não contou tudo que sabia. A partir daí, a trama propõe teorias, dramas, perseguições, tiroteios... Tudo em prol dessa descoberta que revela a origem da humanidade, unindo ciência e religião.

Preciso dizer que essa leitura foi agradável e decepcionante ao mesmo tempo. Agradável, pois, a trama tem todos elementos que me agradam: ação, mistério, romance na medida certa. Decepcionante, pois, alguns itens essenciais para o que considero uma boa leitura passaram despercebidos pelos autor.

O primeiro deles é que os acontecimentos não são aprofundados e são expostos de maneira muito rápida. Assim, o leitor não tem chance de entender e acompanhar por inteiro a história. Por conta disso, tudo fica muito mal explicado e milhões de perguntas formuladas em minha mente não foram respondidas.

Além desse pequeno problema com  a narrativa, faltou descrição das emoções e ações dos personagens. Ao invés de descrever o comportamento do personagem, o autor simplesmente repetiu a palavra "risos" diversas vezes.

Alguns erros ortográficos foram encontrados e os personagens são pouco desenvolvidos. Para uma leitura superficial, isso passa despercebido e não incomoda. Mas, levando em conta a premissa do livro, questionar os personagens é inevitável. E, ao fazer isso, ficamos sem respostas. Isso demonstra quão insuficiente os personagens nos são apresentados.

Todavia, apesar dessas coisas que me decepcionaram, o livro ainda tem grande potencial. É um ótimo livro para amantes de história! Nesse quesito, o autor soube trabalhar muito bem com os elementos dispostos.

Além disso, a maior parte da história se passa no Oriente Médio e foi possível notar que o autor tem propriedade para falar do local.

Outro ponto que me alegrou durante a leitura foi o poder de mexer com minhas convicções. Depois de finalizar o livro, fiquei pensando horas e horas sobre vários aspectos da vida. Isso é muito bacana, não?!

Pelos motivos expostos foi que minha classificação final foi "bom - 3 estrelas". Indico a obra a todos que gostam de história e oriente médio, assim como temáticas como religião, origem da humanidade e ciência.


"O mundo sempre fora muito estranho para mim,mas naquele dia eu era o estranho para o resto do mundo”.


ENCONTRE-ME: