livroseflores@outlook.com.br Image Map

Resenha: Persuasão - Jane Austen + Conclusão do Projeto Lendo Jane Austen






PERSUASÃO
Autora:
Jane Austen
ISBN-13: 9788572328791
ISBN-10: 8572328793
Ano: 2012
Páginas: 310
Editora: Martin Claret
Sinopse: O enredo gira em torno de Anne Elliot, filha de Sir Walter Elliot, um vaidoso e esnobe baronete. No passado, Anne apaixonara-se por Frederick Wentworth, que, embora belo, inteligente e ambicioso, não tinha tradições ou conexões familiares importantes - e assim Anne fora persuadida pela família a romper com ele. Em 1815, momento em que se passam os eventos narrados no livro, a boa, generosa e sensível Anne Elliot continua solteira, mas agora, aos 27 anos, pensa com mais autonomia e maturidade. Agora, também, a situação financeira de Sir Walter Elliot é desfavorável, e ele se vê obrigado a alugar a propriedade da família. Por força do destino, o novo ocupante da residência é cunhado de Wentworth. Quase oito anos após o rompimento, Anne se verá novamente convivendo com seu grande amor, agora um capitão da Marinha, e reflexões, conjunturas e arrependimentos serão inevitáveis. Anne e Frederick se redescobrem apaixonados, e renovam o compromisso de casamento. Com o mesmo texto leve e envolvente - mas irônico e perspicaz - que a caracteriza, Austen faz aqui uma crítica à vaidade típica da sociedade inglesa do início do século XIX, ao mesmo tempo em que enfoca o tema do casamento, quase onipresente em seus escritos.


"Persuasão" foi escrito por Jane Austen e foi, também, o último livro a ser publicado pela autora em 1818. A edição que li foi publicada em 2012 no Brasil pela Editora Martin Claret. O livro possui 310 páginas divididas em 24 capítulos. Além disso, essa edição traz um capítulo extra que acabou sendo excluído pela autora. A edição segue o padrão dos livros dessa coleção: páginas amareladas, detalhes florais e letras de bom tamanho.

Esse post faz parte do Projeto Lendo Jane Austen em parceria com a Maiara do Livros  e Sonhos. "Persuasão" é a leitura que dá fim a ele. Para ver todos os livros e filmes que foram resenhados durante o projeto, clique aqui. Gostaria de agradecer a Maiah pelo convite e dizer que esse ano de projeto foi incrível! 



Em Persuasão conhecemos Anne Elliot, uma moça de 27 anos, filha de Sir Walter Elliot, um homem vaidoso e esnobe baronete. Algum tempo atrás, Anne se apaixonou por Frederick Wentworth - um rapaz considerado sem tradições e conexões familiares importantes, algo que naquela época era importantíssimo. Então, sua família tenta persuadí-la a romper o namoro. 

Quase oito anos se passam e a situação financeira do pai de Anne não é nada boa. Assim, ele se vê obrigado a alugar a propriedade da família. Coincidência ou força do destino, o inquilino da residência é cunhado do rapaz por quem Anne se apaixonou e foi forçada a terminar o namoro.



Então, Anne começa a conviver com seu antigo e grande amor novamente! É claro que essa convivência gera um misto de emoções, reflexões, conjunturas e arrependimentos. Frederick é agora um capitão da Marinha. Anne e ele se redescobrem apaixonados, e renovam o compromisso de casamento.

Sabe quando um livro mexe tanto com você que você não sabe nem explicar o quanto gostou dele? Pois é essa a situação em que me encontro no momento.

Jane Austen ganhou meu coração com esse livro. Se antes haviam dúvidas a respeito disso, agora elas foram resolvidas. Com personagens bem construídos, a autora faz com que o leitor se sinta submerso na história. Poucas páginas se passam e você já está sentindo raiva do esnobe Sir Walter Elliot e se encantando com a meiguice de Anne.

Além disso, as características que permeiam a escrita da autora continuam firmes nesse livro: ironia, crítica e senso de humor. Para mim, Persuasão foi uma leitura bem reflexiva. Fiquei pensando em como não devemos abrir mão de nossa felicidade em prol dos outros; em como o destino brinca com as pessoas, então, não subestime ninguém; e aprendi também a valorizar mais ainda quem escolhemos para estar conosco a vida inteira.



São aprendizados que precisam sempre ser reforçados, pois, por força da vida, por vezes acabamos nos esquecendo desses pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

Preciso dizer que essa obra é um lindo romance! Fiquei torcendo pelo casal do início ao fim e adorei poder acompanhar a maneira que os personagens lidaram com os percalços que apareceram.

O que dizer do capítulo que foi excluído?! AINDA BEM QUE FOI EXCLUÍDO! hahaha Achei o final tão demais que não consigo imaginar outro fim pra a obra.

Enfim, espero que todos leiam esse livro, de coração! É uma ótima obra pra quem já é fã da autora e para quem não é. Quem gosta de romance, com certeza vai se encantar tanto quanto eu.





ENCONTRE-ME: