livroseflores@outlook.com.br Image Map

Resenha: Metzengerstein - Edgar Allan Poe #12mesesdePoe

Foto: Reprodução Youtube
"Metzengerstein" é um conto escrito pelo autor Edgar Allan Poe. Sua primeira publicação foi em 14 de Janeiro de 1832 no Philadelphia Saturday Courier. Trata-se de um conto do gênero horror/sátira que chegou a ser publicado anonimamente com o subtítulo "A Tale in Imitation of the German". O conto possui apenas seis páginas e essa leitura faz parte do Desafio #12mesesdePoe. Você pode saber mais sobre o desafio clicando aqui.

O conto aborda a rivalidade existente entre duas famílias abastadas do interior da Hungria: os Berlifitzing e os Metzengerstein. O Conde Berlifitzing era um senhor de idade obcecado por caça e por cavalos. Já o jovem Barão Metzengerstein, há pouco perdera seus pais e gastava tudo o que tinha herdado em festas e orgias.
Houve um incêndio na cavalariça do Conde e Berlifitzing faleceu por conta do incidente. Após o ocorrido, um cavalo foi encontrado e nenhum dos funcionários do Conde reconheceu o animal.

O cavalo, então, foi levado ao palácio do Barão. Metzengerstein apossou-se do animal, pois ficou encantado com a semelhança existente entre o cavalo e uma tapeçaria existente em sua propriedade. Desde então, acontecimentos bizarros se iniciam.

“Metzengerstein” foi o primeiro contato que tive com obras do autor. Achei incrível a escrita de Poe. Não é a toa que ele é considerado o “pai” do conto policial! O autor conduz o leitor por sua narrativa de maneira extraordinária. Quando menos se percebe, você está hipnotizado e submerso no universo ali criado. Essa habilidade toda nos revela a dualidade tão famosa em sua escrita.

Por fim, deixo a dica de leitura para todos aqueles que tem curiosidade sobre a escrita de Poe. É um ótimo conto para inserir em sua lista de leitura. Também deixo aqui meu convite para que participem do Desafio #12mesesdePoe.

ENCONTRE-ME: