livroseflores@outlook.com.br Image Map

Resenha: Meus passos, Seus passos - Camila Tapia Passos de Oliveira; Avenir Passo de Oliveira


MEU PASSO, SEUS PASSOS
Autor: Camila Tapia Passos de Oliveira e Avenir Passo de Oliveira
Editora: Alcance
ISBN: 9-788575-92274
Ano: 2013
Páginas: 140
Sinopse: Meu passo, seus passos foi composto de pai e filha na arte de fazer versos, cem versos para ser mais exata. A veia poética foi herdada pelo patriarca da família, representado pelo lado paterno.


Meu passo, Seus passos é composto de cem poemas de pai e filha, alguns de pai para a filha e vice-versa. As primeiras páginas trazem um prefácio e uma apresentação. Na primeira, Emílio Vieira, retrata um pouco sobre o livro e sobre os autores, trazendo a sua opinião acerca dos versos.

Na apresentação, os autores expõem quando surgiu a ideia do livro, que foi em 2004. Alguns dos poemas foram escritos antes, durante e após esse período. Uns dos primeiros versos que são apresentados no livro, Condenados ao amor, lá na página 24, na parte Os poemas do pai, foi escrito em 1989 especialmente para o casamento de uma pessoa querida do autor. 

Apenas 20 anos depois surge o começo do segundo poema, O Pataxó, também escrito por Avenir Passo de Oliveira, na mesma parte do poema anterior, na página 32. Onde expõem a sua revolta quando um líder indígena foi confundido com um mendigo por um grupo de jovens de classe média alta da capital brasileira. Os mesmo atearam fogo no líder indígena, enquanto este passava a noite em um ponto de ônibus, apenas por “brincadeira”.

Parafraseei essa primeira parte da apresentação do livro, para mostrar aos leitores que este não é apenas um livro que vai tratar de poemas de amor e de um relacionamento entre pai e filha. Muito pelo contrário, retrata o cotidiano com o olhar sensível que só os verdadeiros artistas possuem.

Camila Tapia Passos de Oliveira, aventura-se na arte da escrita desde que aprendeu a escrever. Em 2000, com apenas dez anos de idade, surge os primeiros poemas completos. Mãe, foi o primeiro poema feito e publicado pela autora, mas ele não se encontra no livro. Mas foi a partir dele que Camila Passos, começou a trilhar o seu caminho na escrita.

Como já disse anteriormente, o livro é composto por poemas que antecedem o ano de 2004, haverá poemas em que a escritora tinha 13, 14 anos de idade. O escritor, Avenir Passo de Oliveira, ocupava o cargo de juiz de direito.

O que prende a atenção do leitor é a variedade dos assuntos tratados. Desde Condenados ao amor, que foi escrito para celebrar um casamento, até O Pataxó, que traz a realidade cruel das ruas que nos embrulha o estômago e logicamente, Mãe, que mesmo não estando nessa seleção, é apresentada como um poema feito com sinceridade de uma criança para a mulher que lhe deu a vida e lhe ensinou a trilhá-la.

E, também, conseguimos enxergar a evolução literária dos autores, principalmente da Camila de Oliveira, que nos mostra poemas que foram escritos em diferentes fases de sua vida e todas possuem a sua graciosidade.

Na primeira parte, em Os poemas do pai, o primeiro poema, Revivendo o passado, Avenir de Oliveira, homenageia e retrata Seu Joaquim, o patriarca da família. Nele, conta sobre os sábios ensinamentos recebidos e fala sobre a saudade que sentiu quando saiu para estudar fora, sobre o ofício do pai, sobre a continuidade das gerações futuras da família Passo. O título do livro foi um jogo de palavras feito em homenagem ao seu pai e seu avô, que dá o primeiro Passo para os próximos que virão.

Gostei da maneira como os poemas foram escritos, alguns mais fáceis de se entender e outros um pouco mais complexos. Ilusão de ótica, que está na página 110, na parte Os poemas da filha, traz aquilo que sentimos quando procuramos um sorriso de alguém amado em outros rostos. Na página 111, há um poema, O sonho, em que as palavras vão formando uma árvore, achei muito divertido e as palavras desse poema me fizeram pensar em coisas do passado.

A fonte dos versos são em um tamanho ideal para a leitura e o título de cada verso é escrito com uma letra diferente, achei bem bacana. As páginas são amareladas e a capa nos traz um pouco de todo o universo de um pai ensina para sua filha e vice e versa.




ENCONTRE-ME:
Facebook ♥ Skoob ♥ Instagram