livroseflores@outlook.com.br Image Map

Resenha: Detalhe Final - Harlan Coben




O agente esportivo – e detetive ocasional – Myron Bolitar está num verdadeiro paraíso. Divide uma praia caribenha com Terese, uma mulher deslumbrante que acabou de conhecer – uma forma perfeita de se recuperar da perda recente de uma amiga querida. Seu retiro é interrompido por Win, seu amigo e parceiro em inúmeras investigações. Ele não traz boas notícias: um dos clientes mais antigos de Myron, o problemático Clu Haid, arremessador dos Yankees, foi assassinado e a principal suspeita é Esperanza, melhor amiga e sócia de Myron. De volta a Nova York, Myron está determinado a provar a inocência de Esperanza, mas os obstáculos são maiores do que imaginava. Para desvendar o crime, Myron terá de encarar o submundo nova-iorquino e abrir feridas antigas que podem ser o seu fim. Com reviravoltas, cenas e diálogos inesquecíveis, temperados com um delicioso humor, Detalhe final tem tudo o que fez de Harlan Coben um fenômeno literário e vai surpreender o leitor até a última página.

"Detalhe Final" foi escrito por Harlan Coben, traduzido por Ricardo Quintana e publicado no Brasil em 2015 pela Editora Arqueiro. A obra compõe o sexto volume da série do personagem Myron Bolitar e possui 304 páginas divididas em 40 capítulos. A diagramação da obra segue o padrão da Arqueiro: páginas amareladas, texto ocupando quase toda a página e letra em tamanho razoável.

Nesse livro, Myron Bolitar, agente esportivo e detetive ocasional, acaba de perder uma amiga querida e em uma tentativa de se recuperar, ele sai de Nova York e viaja para um paraíso, acompanhado de Terese - uma mulher encantadora que acabou de conhecer.

Todavia, Win, seu amigo e parceiro em inúmeras investigações, interrompe sua folga para lhe trazer más notícias: Clu Haid, um dos clientes mais antigos de Myron, foi assassinado e a principal suspeita é Esperanza, melhor amiga e sócia de Myron. Myron, então, volta a Nova York, para provar a inocência de Esperanza, mas os obstáculos são maiores do que imaginava.

Como eu disse no início da resenha, esse livro compõe o sexto volume da série do personagem Myron Bolitar. Apesar de ser recomendável a leitura do quinto livro (Um Passo em Falso), é perfeitamente possível compreender a história sem ter lido o volume anterior.

Harlan Coben é meu autor favorito e preciso dizer que, mais uma vez, ele não me decepcionou. Pelo contrário, virei mais fã ainda, se é que isso é possível! Com sua escrita incrível, o autor guia o leitor pelo submundo nova-iorquino de maneira sem igual.

Com personagens bem construídos, Coben desenvolve a trama com maestria, deixando o leitor tenso do início ao fim. Até mesmo os personagens que só aparecem nesse livro possuem uma bagagem emocional bem construída.

A leitura é muito instigante, pois hora você desconfia de Esperanza, ora não. E é um pouco duvidoso como Myron se encaixa nesse caso, mas, ao final do livro, uma revelação estupenda é feita e tenho certeza que vai te deixar surpreso!

Não posso deixar de falar sobre o toque de humor que a obra tem. Apesar das cenas tensas e misteriosas, a leitura me rendeu boas risadas.

Enfim, recomendo o livro a todos os fãs do autor e a todos aqueles que curtem um bom livro policial. Se este é seu gênero favorito, tenho certeza que qualquer livro do Harlan Coben vai te agradar. O cara manda muito bem e com "Detalhe Final" não foi diferente.