livroseflores@outlook.com.br Image Map

Resenha: A abadia de Northanger - Jane Austen


Escrito quando Jane Austen era muito jovem e publicado postumamente em 1818, 'A Abadia de Northanger' é uma comédia satírica que aborda questões humanas de maneira, tendo como pano de fundo a cidade de Bath. O enredo gira em torno de Catherine Morland, que deixa a traquila e por vezes tediosa vida na zona rural da Inglaterra para passar uma temporada na agitada e sofisticada Bath do final do século XVIII. Catherine é uma jovem ingênua, cheia de energia e leitora voraz dos romances góticos. O livro faz uma espécie de paródia a esses romances, especialmente os escritos por Ann Radcliffe.

"A Abadia de Northanger", inicialmente intitulado "Susan", é um livro escrito entre 1798 e 1799 por Jane Austen e publicado em 1818. A edição que li foi publicada em 2012 pela Editora Martin Claret. A obra tem 304 páginas e a diagramação segue o padrão das outras obras desse modelo: cada início de capítulo é decorado com lindas flores. Essa postagem faz parte do Projeto Lendo Jane Austen, em parceria com o blog Livros e Sonhos.

Essa obra é narrada em terceira pessoa e gira em torno de Catherine Morland, uma jovem de 17 anos que deixa a vida tranquila na zona rural para passar um tempo na agitada e badalada cidade de Bath do final do século XVII. 

Preciso dizer que esse é um dos livros da autora que eu mais gostei de ler! Só perde para Razão e Sensibilidade. E vou lhes dizer o motivo: a obra contém inúmeras características que a diferem do "padrão Austen". Por vezes, sinto que a autora tem uma "receita" certa para o sucesso e as seguiu nos livros anteriores a esse.

Uma dessas características, por exemplo, é a excentricidade da nossa heroína Catherine. Digo isso porque é uma personagem totalmente diferente das outras: ela é ingênua, tem uma mente fantasiosa e dificilmente enxerga a malícia que as pessoas ao seu redor tem.

A ironia, característica forte da escrita de Austen, fez-se mais amena em "A Abadia de Northanger", e isso me deixou feliz, pois tornou a leitura muito mais leve do que as obras anteriores.

Para mim, essa foi uma leitura leve e rica ao mesmo tempo. O que mais gosto é poder perceber como as temáticas abordadas no livro são atemporais. É interessante notar que um livro escrito no século XVIII ainda se encaixa no período que estamos vivendo.

Recomendo altamente esse livro a todos aqueles que tem interesse em ler Jane Austen, mas não sabem por onde começar. E a quem já é fã, vale a pena a leitura também. Só mantenha em mente que esse é um livro que foge totalmente do "padrão Austen" e isso pode te supreender positivamente, assim como me surpreendeu! <3 Além disso, pra quem curte chick-lits, saiba que essa é uma das obras precursoras do gênero.