livroseflores@outlook.com.br Image Map

Resenha: Renovo: o poder de se reinventar - Fernando Moraes



RENOVO: O PODER DE SE REINVENTAR
Autor:
Fernando Moraes
Ano: 2015
Páginas: 112
Editora: Novas Ideias
Sinopse: Atitudes positivas, reconhecimento por um feito artístico, envolvimento cognitivo com o que se gosta e o que se faz bem. Essas são algumas atitudes que fazem parte do Renovo. O Renovo nos dá a possibilidade de fazer melhor, de ter esperança, de transformar o estado de fatalidade em felicidade mesmo que seja momentânea. É preciso se reinventar para que aconteça a mudança de vida. O Renovo pode, e deve, fazer parte da vida de todos. Superar o que não serve mais e construir hábitos importantes, cada vez mais presentes. A transformação vem de dentro. É essencial querer mudar, procurar a renovação interna com inspirações que vêm de fora. Pense nisso. Renove-se. Inspire-se. Mude.

"Renovo: o poder de se reinventar" foi escrito por Fernando Moraes e publicado em 2015 pela Editora Novas Ideias (Novo Conceito). A obra possui 112 páginas, é narrada em primeira pessoa pelo autor e é dividida em capítulos curtíssimos, o que colabora para que a leitura seja rápida.

A obra tem como propósito incentivar o Renovo. Atitudes positivas, reconhecimento por um feito artístico, envolvimento cognitivo com o que se gosta e o que se faz bem. Essas são algumas atitudes que fazem parte do Renovo. 


O Renovo nos dá a possibilidade de fazer melhor, de ter esperança, de transformar o estado de fatalidade em felicidade mesmo que seja momentânea. É preciso se reinventar para que aconteça a mudança de vida.

Eu confesso que não sou fã dos livros desse gênero e nem dessa temática. Mas, por algum motivo, o título dessa obra me chamou atenção e eu resolvi solicitá-lo. Iniciei a leitura sem muitas expectativas, apenas a fim de sair de minha zona de conforto no mundo literário. E que grande surpresa eu tive! Nunca pensei que poderia gostar tanto de uma obra desse tipo.

Fernando Moraes, graduado em Ciências Sociais, Filosofia, Teologia e Direito, mostra que tem muito conhecimento a compartilhar. A sabedoria do autor é notavelmente grandiosa e mesmo assim ele se posiciona de maneira humilde sobre os temas. 



A obra nos traz importantes reflexões sobre o dia-a-dia e sobre nós mesmos. O autor possui uma escrita muito boa. A obra não é fantasiosa e isso contou muito para que a leitura fosse agradável. Também não é apelativa e nem radical. Para ter uma noção do quão envolvente é a narrativa de Moraes, ao final da leitura percebi que ao longo das poucas páginas do livro, fui mudando minha forma de pensar e de ver o mundo. Foi algo tão natural e gradual que me impressionou!

Como eu disse acima, a obra é bem realista. O que me cansa muitas vezes em livros de auto-ajuda são os autores que são "perfeitos". Em Renovo isso não acontece. Fernando Moraes reconhece que é humano e externaliza seus erros e defeitos. É aterrorizante reconhecer que você mesmo se encaixa em determinadas situações, mas, mesmo assim, reconhece sua condição inerente de ser um humano. Isso é muito nobre! Minhas parabenizações ao autor. 



Moraes toca muito no assunto do conformismo social. Esse é um tópico que vale MUITO a pena na obra. Mesmo que você não curta o gênero, recomendo altamente que leia apenas esse capítulo.

Além disso, um bônus que o livro traz é para estudantes de Direito, Filosofia, Teologia e Ciências Sociais. A obra traz muitos termos técnicos e explicações que podem também acrescentar conhecimento nessas áreas. 

Recomento altamente essa obra para TODAS as pessoas. Se você ama o gênero, se joga! Se detesta, dê uma chance assim como eu dei. A leitura é muito válida. O Renovo é um exercício diário do qual nunca devemos esquecer de por em prática. E agora eu te pergunto: qual foi a última coisa inspiradora que você fez?




ENCONTRE-ME: