livroseflores@outlook.com.br Image Map

Resenha: Tudo o que Você Precisa Saber Sobre Mitologia – Kathleen Sears


Tudo o que Você Precisa Saber Sobre Mitologia
Autora:
Kathleen Sears
Ano: 2015
Páginas: 256
Editora: Gente
Sinopse: Quem nunca se interessou por mitologia que atire a primeira flecha... ops, pedra! A verdade, porém, é que a gente acaba se perdendo entre tantos mitos, tantos deuses e deusas e monstros, tantos nomes e acontecimentos. E vários pontos ficam meio sem resposta na nossa cabeça:  - Quem Zeus puniu por desobediência?  - De quem Hera se vingou?  - Quais são, afinal, os 12 trabalhos de Hércules?  - Édipo era mesmo apaixonado pela mãe?  - Essas respostas – e muitas outras – estão neste livro! Navegue por capítulos dedicados a cada imortal e mortal da mitologia antiga, grega e romana, e descubra os pontos em que os mitos se encontram. Não importa se quer saber por curiosidade ou se quer arrasar mostrando seus conhecimentos em conversas por aí: Tudo o que você precisa saber sobre mitologia tem o que você precisa saber!




Quando tive a oportunidade de escolher um livro para resenhar e vi "Tudo o que Você Precisa Saber Sobre Mitologia", nem titubeei e o escolhi, já que amo mitologia, acho muito interessante como os povos antigos conseguiam encontrar formas para explicar cada acontecimento e criar lendas formidáveis e surpreendentes.
Kathleen Sears escreveu de forma bastante simples e de fácil entendimento sobre mitologia antiga, grega e romana. Ela aborda desde a explicação dos gregos, principalmente, e dos romanos sobre a origem do universo, até acontecimentos corriqueiros do dia a dia sob o ponto de vista desses povos.
No livro encontramos muita informação sobre mitos, os principais contadores de histórias gregos (Homero, Hesíodo e Ésquilo) e romanos (Virgílio e Ovídio), sobre alguns dos mitos mais famosos, sobre os vários tipos de seres mitológicos, sobre os heróis, sobre a guerra de Tróia e faz uma conexão entre os mitos e as artes, no cinema, na cultura popular, compara as mitologias grega e romana e fala sobre ela nos tempos atuais. Podemos fazer uma listagem de vários clássicos que podemos ler e dos filmes para vermos como os autores e diretores interpretaram cada mito.
A escrita é muito boa e bastante fluida, você lê e nem percebe que o tempo está passando.
Durante a leitura percebemos que a autora nos dá diversas dicas de livros, filmes, séries, que tratam sobre mitos ou que foram influenciados por mitos.
Eu acho muito interessante a forma como esses mitos foram desenvolvidos, a criatividade desses povos que por não conseguirem explicar certos fenômenos, acontecimentos, criaram uma forma de explicá-los e muito bem, que se o diga.
Algo que se pode notar claramente é em como os seres tinham personalidade forte e eram muito vaidosos, orgulhosos, poderosos, vingativos, geniosos e tinham o que queriam nem que fosse pela força. Os seres mitológicos se relacionavam entre si e com humanos, as histórias são regadas a muito sexo (nem sempre consensual) e sangue.
A leitura foi muito interessante e divertida, a autora fala com certo teor irônico e torna a leitura mais agradável ainda. O livro foi um prato cheio para mim, tem romance, drama, até certo terror! Esse livro é proveitoso para qualquer pessoa, tenha ela algum conhecimento sobre os mitos ou não.
Super recomendo a leitora a todos!!

ENCONTRE-ME:

Facebook  Skoob  Twitter  Instagram