livroseflores@outlook.com.br Image Map

RESENHA: Só por hoje e para sempre - Renato Russo



SÓ POR HOJE E PARA SEMPRE
Autor: Renato Russo
Ano: 2015
Páginas: 168
Editora: Companhia das Letras
Sinopse: Entre abril e maio de 1993, Renato Russo passou vinte e nove dias internado numa clínica de reabilitação para dependentes químicos no Rio de Janeiro. Durante esse período, o músico seguiu com total dedicação os Doze Passos, programa criado pelos fundadores dos Alcoólicos Anônimos, que incluía um diário e outros exercícios de escrita. É este material inédito que vem à tona depois de mais de vinte anos em Só por hoje e para sempre, graças ao desejo de Renato de ter sua obra publicada postumamente. Entremeando as memórias do líder da Legião Urbana com passagens de autoanálise e um olhar esperançoso para o futuro, este relato oferece a seus fãs, além de valioso documento histórico, um contato íntimo com o artista e um exemplo decisivo de superação.


"Só por hoje e para sempre" foi escrito por Renato Russo e publicado em 2015 pela Editora Companhia das Letras. A obra possui 168 páginas e uma diagramação de arrasar corações!

Todo bom fã sabe que Renato Russo passou vinte e nove dias internado numa clínica de reabilitação para dependentes químicos no Rio de Janeiro entre abril e maio de 1993. E foi durante esse período que o músico escreveu suas dores e vitórias que posteriormente seriam reunidas e viriam a ser publicadas no formato desse livro. 


A obra é o diário de recomeço do autor. Russo seguiu os Doze Passos, programa criado pelos fundadores dos Alcóolicos Anônimos. Esse programa incluía um diário e outros exercícios de escrita e foi isso que deu origem às memórias do líder da banda Legião Urbana. Antes de mais nada preciso dizer que a obra tem uma carga emocional gigantesca! 


Como eu disse anteriormente, a diagramação da obra está magnífica! Isso faz com que a leitura seja fluída, pois o tamanho da fonte é ótimo e há várias ilustrações no livro. A narrativa de Renato nos transporta à sua autoanálise.

O livro foi publicado com todas as abreviações e desenhos de Renato. Eu gostei muito disso! O propósito da Editora foi deixar o leitor o mais próximo possível do autor.


Há muito escrito nas entrelinhas dessas memórias! Através de seus pensamentos, conseguimos tirar várias lições que podem ser aplicadas a nossas vidas. É notável o olhar esperançoso que Renato possuía enquanto estava em tratamento.


Além de tudo, o livro traz várias curiosidades não só sobre Renato, mas sobre o processo de criação de várias músicas de sucesso da Banda. Os Doze Passos foram fundamentais para que a composição das letras surgissem.


A música "Só por hoje" do Legião Urbana foi, inclusive, escrita e inspirada durante esse período. O título do livro e da música era o lema de Renato durante sua estadia na clínica: "só por hoje" vou me manter limpo. Um dia de cada vez. "Só por hoje e para sempre". :)

Para mim, "Só por hoje e para sempre" ilustra muito mais que um compilado de pensamentos do autor. Para mim, essa obra possui valor histórico, que enriquece cada vez mais os artistas do nosso Brasil. Recomendo a leitura a todos os fãs do cantor!



ENCONTRE-ME: