livroseflores@outlook.com.br Image Map

Resenha: precisava de você - Lola Tavares



PRECISAVA DE VOCÊ
Autor(a):
Lola Tavares (Pedro Guerra)
Ano: 2015
Páginas: 224
Editora: Belas-Letras
Sinopse: Então está aqui tudo o que eu guardei por algum tempo. A partir de agora eu pretendo escrever, desde o começo, a nossa história (se é que eu posso chamar assim). O nosso (des)romance. Acho que a melhor maneira de se livrar de alguma coisa (neste caso, de alguém) é colocando para fora. Então é isso que eu vou fazer. Eu vou te exorcizar de mim. Que droga. Que droga, Gabriel Vegas. Eu gostava de você pra caramba.

"Precisava de você" foi escrito por Lola Tavares (Pedro Guerra), ilustrado por Karen Basso, e publicado em 2015 pela Editora Belas-Letras. A obra possui 224 páginas. A edição está muito linda! A capa é feita de material reciclado e as páginas são amareladas com tamanho de fonte bom e espaçamento simples, porém ideal. O livro é todo ilustrado e a estória é narrada em primeira pessoa. Este livro foi cedido ao blog pela Editora Belas-Letras.


Nessa obra temos Lola, uma garota de dezoito anos que está na faculdade e que é muito inteligente. Quando ela se apaixonada por Gabriel Vegas, suas atitudes, anteriormente consideradas maduras, começam a se tornar um tanto quanto duvidosas. Gabriel tem dezessete anos, está no ensino médio e sua fama como "bom moço" não é lá grandes coisas. Pelo contrário, ele é considerado galinha, galanteador, conquistador da madrugada (hahaha).


Lola descobre que, na verdade, Gabriel nunca foi quem ela realmente pensou que era e que enquanto eles estavam juntos, ela nunca foi realmente quem ela gostaria de ser. Foi aí que nossa personagem principal percebeu que todo mundo precisa de alguém, mas que precisar de alguém pode ter muitos significados. Desse modo, o livro é um caderno no qual Lola conta sobre seu ex-relacionamento com Gabriel.


Os personagens secundários são cativantes. Gostei muito de Sam e Noel, casal gay da trama. Outro ponto positivo é que o livro possui música! Então é bem bacana ouvi-las enquanto lemos o livro. Nesse contexto, Lola escreveu uma música para Gabriel. Ela se chama metáfora (vide vídeo ao final).


"Precisava de você" foi uma leitura mediana aos meus olhos. A leitura é fácil e rápida, pois o livro tem uma linguagem simples e possui muitas ilustrações. Além disso, a estória não é nada complexa, então não exige de você grande esforço. 


A obra é repleta de sentimentalismo e isso me irritou um pouco. Sou uma pessoa romântica até certo ponto... Não gosto muito de por nem o sentimento e nem a razão acima de tudo. Acredito que deve haver um equilíbrio. Quando Lola se apaixona, ela perde esse equilíbrio e toma muitas decisões que me irritaram. Tanto ela quanto o Gabriel. Isso fez com que grande parte da obra se tornasse um martírio para mim...

Porém, nem assim deixo de recomendar a obra aos leitores que gostam do gênero e que se identificam com a imagem de apaixonado convicto! hahah :)

Metáfora - Lola Tavares