livroseflores@outlook.com.br Image Map

[ENCERRADO] RESENHA PREMIADA: O Demonologista – Andrew Pyper


O DEMONOLOGISTA
Autor: Andrew Pyper
Ano: 2015
Páginas: 320
Idioma:
português
Editora: DarkSide
Sinopse: "A maior astúcia do Diabo é nos convencer de que ele não existe", escreveu o poeta francês Charles Baudelaire. Já a grande astúcia de Andrew Pyper, autor de O Demonologista (DarkSide® Books, 2015), é fazer até o mais cético dos leitores duvidar de suas certezas. E, se possível, evitar caminhos mal iluminados. O personagem que dá título ao best-seller internacional é David Ullman, renomado professor da Universidade de Columbia, especializado na figura literária do Diabo - principalmente na obra-prima de John Milton, Paraíso Perdido. Para David, o Anjo Caído é apenas um ser mitológico. Ao aceitar um convite para testemunhar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza, David começa a ter motivos pessoais para mudar de opinião. O que seria apenas uma boa desculpa para tirar férias na Itália com sua filha de 12 anos se transforma em uma jornada assustadora aos recantos mais sombrios da alma. Enquanto corre contra o tempo, David precisa decifrar pistas escondidas no clássico Paraíso Perdido, e usar tudo o que aprendeu para enfrentar O Inominável e salvar sua filha do Inferno. Este é um daqueles livros que você não consegue largar até acabar a última página, ainda que vá precisar de muita coragem para seguir em frente. O Demonologista ganhou o Prêmio de Melhor Romance do International Thriller Writers Award (2014), concorrendo com autores como Stephen King. Entrou em diversas listas de melhores livros de 2013, foi finalista do Shirley Jackson Award (2013) e do Sunburst Award (2014), chegou ao topo da lista dos mais vendidos do jornal canadense Globe and Mail e foi publicado em mais de uma dezena de países.



A editora DarkSide surgiu no mercado editorial brasileiro trazendo livros totalmente fora do que normalmente encontramos por aqui. E a cada novo lançamento vê-se edições muito bem elaboradas e com um acabamento esplendoroso. E O Demonologista não fugiu a regra!
A história é narrada em primeira pessoa pelo professor David Ullman, um especialista nas diversas menções do demônio na literatura, principalmente na obra de John Milton, Paraíso Perdido, sendo assim considerado um demonologista. Porém, seu ceticismo faz com que encare os seres por ele estudados como fruto da imaginação humana, não passando de pura e ultrapassada mitologia.
Seu ceticismo é levado à prova quando recebe a visita de uma senhora que lhe faz um convite que diz respeito a uma viagem até Veneza, Itália, onde deverá fazer uma visita a um endereço. Passando por problemas conjugais, Ullman decide levar sua filha, Tess, para passarem juntos um tempo, mas depois de fazer tal visita, ocorrem certos eventos e situações onde toda sua perícia é posta em prova.
Durante a visita o professor chega a uma casa comum, é recebido por alguém que se diz médico e que aparenta estar há tempos sem descanso, causando certo pavor em Ullman. Dentro da casa é levado até um corredor sem iluminação e deixado defronte uma porta e lhe é entregue uma câmera filmadora pelo médico que em seguida some sem qualquer explicação.
Levado por sua curiosidade abre a porta e depara-se com algo que lhe tira o chão, posto que se encontra firmemente amarrado em uma cadeira fixada no chão, um homem bastante machucado e enfraquecido. Porém seus olhos contam outra história e lhe passam sensações maldosas e atemporais.
A partir desse momento a história tona-se uma corrida contra o tempo e Ullman tem que mostrar que é capaz da realizar a jornada a si delegada e se seus conhecimentos são o suficiente para que ele alcance seus objetivos.
Apesar de o título levar a entender que se trata de um livro de terror, ele não é propriamente um livro de terror, posto que a aventura e o suspense são mais destacados. O autor, Andrew Pyper, soube desenvolver sua história muito bem. O livro possui uma dinâmica excelente.
Apesar de falar sobre demônios, a história não tem nada mais em comum com O Exorcista, de William Peter Blatty, até porque o autor deu uma nova abordagem à forma como os demônios interagem com os homens.
A forma como Pyper desenvolve e conduz as cenas de horror é maravilhosa. O autor soube conduzir o terror psicológico de forma a me deixar de sobreaviso durante a leitura, cada som, cada movimento atraia meu olhar, pois existia a sensação de que algo podia ocorrer. Achei isso perfeito!! Parecia que algo estava a espreita em determinados momentos e por ser algo bem construído, deu o tom certo ao livro.

Com relação ao final, que despertou as mais diversas opiniões, eu gostei em parte, pois pra mim poderia ter sido melhor desenvolvido, pareceu que em determinado momento ele só queria acabar com a história sem se preocupar em explicar muita coisa. Diferente de muitos autores que contam muito em poucos parágrafos finais, mas que deixam uma sensação de dever cumprido, Pyper tentou, mas não foi bem sucedido em tudo. Contudo, a busca realizada pelo professor Ullman é tão bem escrita que o final não incomodou tanto.
Recomendo bastante para quem quiser se aventurar numa jornada pelo desconhecido e pelo inacreditável com doses de aventura, suspense e terror e que lhe prende do começo ao fim.

Citações:
“Um romance inteligente, emocionante e absolutamente enervante. O dom de Pyper é que ele respeita profundamente seus leitores.” – Gillian Flynn, autora do best-seller Garota Exemplar
“É impossível ignorar os demônios que têm uma presença tangível nesta história, mas o prazer mais profundo do romance vem da análise que o protagonista Ullman aplica a esses horrores [...] Que venham os demônios.” – The New York Times Book Review
“A história mais convincente e assustadora que você vai encontrar este ano. O Demonologista mostra um escritor extremamente talentoso, produzindo um romance com uma misteriosa ameaça e profundidade. Aqueles de nós que escrevem histórias sobrenaturais não mencionam os nomes de Ira Levin, William Peter Blatty e Peter Straub em vão. Você vai ouvir todos os três associados a Pyper, e todas essas comparações são honestas, o maior elogio que posso oferecer.” – Michael Koryta, autor de The Prophet
“Uma história de horror incrivelmente lapidada, inteligente e tocante [...] Há uma elegância narrativa e um domínio a respeito do que o mal pode significar.” – Daily Mail (Reino Unido)
“Muitos livros afirmam ser assustadores, mas este é realmente aterrorizante, do tipo não-leia-tarde-da-noite. Emocionante, convincente e muito bem escrito, O Demonologista faz O Bebê de Rosemary parecer um passeio no parque.” – S. J. Watson, autor do best-seller Antes de Dormir

“Muito bem elaborado, delirantemente assustador e uma leitura compulsiva do começo ao fim. Imagine O Exorcista e O Código Da Vinci escrito por Daphne du Maurier. Não perca de jeito nenhum!” – Jeffery Deaver, autor do best-seller O Colecionador de Ossos




a Rafflecopter giveaway

REGULAMENTO
Para participar dessa promoção, basta seguir as instruções abaixo:

1)  Para participar é preciso cumprir as entradas obrigatórias do formulário. As demais entradas não são obrigatórias, mas aumentam suas chances de ganhar;

2) A promoção é válida somente para quem tem endereço de entrega no Brasil;

3) A promoção estará no ar de 25/06/2015  a 31/07/2015 ;

4) Ao fim da promoção, será sorteado 1 (um) exemplar de "O demonologista" e 10 (dez) marcadores de páginas);

5) Os livros serão enviados aos ganhadores em um prazo de 30 dias úteis após o recebimento dos dados do ganhador;

6) O blog Livros e Flores e os envolvidos na organização do sorteio não se responsabilizam por extravio ou atraso na entrega dos Correios.

7) O blog Livros e Flores e os envolvidos na organização do sorteio não se responsabilizam por entrega não efetuada por motivos de endereço incorreto, fornecido pelo próprio ganhador;

8) O ganhador terá o prazo de 72 horas (3 dias) para responder ao e-mail que lhe será enviado;

9) Após o prazo de 72 horas (3 dias) sem retorno do ganhador, um novo sorteio será realizado para substituir aquele que não responder ao e-mail;

10) Este concurso é de caráter recreativo/cultural, conforme item II do artigo 3º da Lei 5.768 de 20/12/71 e dispensa autorização do Ministério da Fazenda e da Justiça, não está vinculada à compra e/ou aquisição de produtos e serviços e a participação é gratuita.

11) O correio efetua três tentativas de entrega, caso o produto retorne aos remetentes será cobrado o frete para reenvio dos prêmios;

12) O livro foi cedido pela Editora DarkSide;

13) Dúvidas? Envie um e-mail para livroseflores@outlook.com.br

ENCONTRE-ME:
Facebook  Skoob  Twitter  Instagram