livroseflores@outlook.com.br Image Map

RESENHA: Misery - Stephen King


Título: MISERY
Autor: Stephen King
ISBN-13: 9788581052144
ISBN-10: 8581052142
Ano: 2014 / Páginas: 326
Idioma: português
Editora: Suma de letras
Sinopse: Paul Sheldon é um famoso escritor reconhecido pela série de best-sellers protagonizados por Misery Chastain. No dia em que termina de escrever um novo manuscrito, decide sair para comemorar, apesar da forte nevasca. Após derrapar e sofrer um grave acidente de carro, Paul é resgatado pela enfermeira aposentada Annie Wilkes, que surge em seu caminho. A simpática senhora é também uma leitora voraz que se autointitula a fã número um do autor. No entanto, o desfecho do último livro com a personagem Misery desperta na enfermeira seu lado mais sádico e psicótico. Profundamente abalada, Annie o isola em um quarto e inicia uma série de torturas e ameaças, que só chegarão ao fim quando ele reescrever a narrativa com o final que ela considera apropriado. Ferido e debilitado, em Misery – Louca obsessão, Paul Sheldon terá que usar toda a criatividade para salvar a própria vida e, talvez, escapar deste pesadelo.



Sou fascinada pelos livros do Stephen King desde que li um livro seu pela primeira vez, que não recordo se foi O Iluminado ou Christine (mas eles foram os primeiros). Quando li Misery a primeira vez, aqui havia sido lançado como Angústia, desde a primeira página fiquei fascinada, sem fôlego, angustiada com a narrativa. Misery é um livro de puro terror psicológico.

A história centra-se me dois personagens, Paul Sheldon, um escritor famoso, e Annie Wilkes, sua, auto-proclamada, fã número 1.

Paul é famoso por escrever uma série de livros protagonizados por Misery Chastain e sonha em escrever algo além disso. A história começa com a finalização de um livro novo e, por isso, quer comemorar a nova fase pós Misery, todavia envolve-se num grave acidente de carro durante uma nevasca e entra em coma. Isso se passa nos arredores de Sidewinder, a cidade onde O Iluminado acontece.

Ele é resgatado dos destroços pela enfermeira Annie Wilkes e levado para a casa dela onde fica sob seus cuidados... Gradualmente ele vai se recuperando do coma, acordando aos poucos e recordando detalhes dos últimos acontecimentos antes do acidente. E nesse momento ele conhece seu real pesadelo, sua fã número 1.

E, coincidentemente, Annie havia acabado de adquirir o último volume lançado da série Misery Chastain e ainda não o havia lido. Quando ela o lê e descobre que Paul havia matado a protagonista no final, ela não aceita e obriga-o a escrever uma nova história ressuscitando sua personagem preferida. Ao mesmo tempo descobre o manuscrito com a nova história criada por ele e o destrói.

Paul, refém da sua psicótica fã que o mantêm amarrado e sob medicação, se vê obrigado a criar uma forma de reviver Misery de forma plausível, enquanto se recupera do acidente. Para tanto, solicita que lhe seja dada uma máquina de escrever para facilitar o trabalho. Contudo a máquina que ela consegue está com a letra “n” faltando.

E deixe me falar sobre o trabalho maravilhoso da Suma de Letras com a diagramação desse livro, sempre que a narrativa mudava para o livro escrito pelo Paul, aparece como que datilografado e cada letra “n” preenchida manualmente.

A história passa, quase que exclusivamente, no quarto onde Paul fica durante sua recuperação, mas no decorrer da história ele ganha uma cadeira de rodas e consegue se aventurar por outras partes da casa, sempre que Annie Wilkes se ausenta de casa. Esses são os momentos em que ficamos todos com a sensação que ela chegará logo e o pegará fora do quarto, o que nos faz prender o fôlego!

Cada novo acontecimento nos faz ter mais certeza que Annie Wilkes é completamente maluca e obcecada.

Paul Sheldon precisa usar de todos os artifícios que possa imaginar para conseguir manter-se são e tentar escapar com vida de seu cativeiro.

Esse livro é fenomenal e não é por acaso que está na lista de preferidos de quase todos os fãs do Stephen King!

Leitura mais que recomendada!!!




ENCONTRE-ME:
Facebook  Skoob  Twitter  Instagram