livroseflores@outlook.com.br Image Map

Resenha: listografia




Edição: 1
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580576061
Ano: 2014
Páginas: 160
Tradutor: Rogério Durs
Sinopse: O livro definitivo para todas as listas da sua vida! Nostalgia. Essa foi a inspiração de Lisa Nola para inventar um tipo inusitado de autobiografia. Quais foram os melhores presentes que você já recebeu? Os lugares mais estranhos onde já fez sexo? As coisas que mais irritam você? Seus momentos mais embaraçosos? Os lugares que adoraria conhecer? Neste livro, o leitor vai rememorar episódios engraçados da própria vida, filmes e livros interessantes, pessoas que conheceu e muito mais. Com diversas perguntas bem-humoradas e ilustrações bastante divertidas, Listografia o incentivará a colocar no papel pedaços de sua história pessoal. Ao final, Lisa convida o leitor a soltar sua imaginação e inventar suas próprias listas personalizadas. Esta é, acima de tudo, uma reflexão leve e sensível sobre os nossos interesses, nossa memória e nossos sonhos, e as páginas preenchidas podem servir de lembrança para os momentos de nostalgia ou revelar características intrigantes e inusitadas do seu dono.

Listografia é um livro interativo escrito pela Lisa Nola que possui como proposta ajudar o leitor a criar sua autobiografia a partir de listas. Nola teve essa ideia, pois se diz nostálgica e ama os detalhes da vida. A obra traz inúmeras ilustrações divertidíssimas de Nathaniel Russell.


Eu amo livros interativos como "O livro do bem", "Destrua este diário" e "Termine este livro". Porém, a obra "Listografia" possui um diferencial: você não vai conseguir completá-lo em tão pouco tempo quanto completaria as obras supracitadas. E o motivo é claro: é uma autobiografia, ou seja, você vai completar o livro, aos poucos, ao longo de sua vida.

Desse modo, é impossível completar algumas listas de imediato. Por exemplo, listar as realizações das quais você mais se orgulha. Oras, até tenho realizações das quais me orgulho, porém, acredito fielmente que não serão as únicas (aliás, assim espero né rsrs)! Então, isso significa que é necessário paciência para que tais eventos ocorram. Se você é uma pessoa ansiosa, assim como eu, essa obra é um bom exercício para controlar a ansiedade. :)

Em suma, eu gostei muito do livro! Ele possui desde listas mais simples, como listar os nomes dos animais de estimação que você já teve, até listas mais complexas como os melhores momentos de sua vida. 

A maioria das listas são muito pessoais, o que torna o livro mais especial ainda. É muito legal saber que em meio aos livros da minha estante está minha autobiografia.  

O livro foi publicado pela Intrínseca, em 2014, e possui 160 páginas divididas em diversas listas divertidas.  Não possui prólogo e nem epílogo, porém, possui nota da autora no início do livro.

A obra possui as páginas amareladas, diagramação extremamente centralizada e letras de tamanho ideal. Além disso, ao lado de cada lista, há uma ilustração super divertida com uma explanação abaixo dela.

O livro não possui orelhas, as bordas são arredondada, sua capa tem cores bem vivas e é texturizada, o que faz com que o toque seja agradável.














Até a próxima! :)
ENCONTRE-ME: